A importância do alongamento em sua rotina




Incluir a prática do alongamento na rotina pode fazer toda a diferença na sua disposição e condicionamento físico. Os benefícios são vários: reduz a tensão muscular, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, ajuda no relaxamento e ativa a circulação sanguínea, só para citar alguns exemplos.

Claudio Marques, instrutor da Call4Fit explica que todos nós deveríamos nos alongar várias vezes durante o dia, seja ao acordar, no trabalho, como preparação para exercícios físicos ou antes de dormir, por exemplo.

“Alongamentos são tensões prolongadas dos músculos no sentido contrário da sua contração. O principal objetivo do alongamento é, além de manter a flexibilidade muscular, reduzir a tensão gerada com o movimento”, explica o instrutor.

“A prática do alongamento também alonga as fibras musculares, prevenindo possíveis lesões. Pode ser encaixado facilmente em rotinas de treino ou até mesmo como principal finalidade, a exemplo da Yoga, que usa muito o alongamento e respiração em sua essência”, diz Claudio Marques.


Momento de alongar


O instrutor afirma que o momento ideal para realizar alongamento é sempre que o corpo sentir necessidade. “Ficar atento aos sinais do corpo é uma boa pedida. Se possível, tentar incorporar (os alongamentos) na sua rotina diária, seja em casa ou no trabalho, quebrando a rotina, liberando tensões e ganhando um momento para você e seu corpo”, aconselha.

Claudio Marques também explica que o alongamento dificilmente é contraindicado. Isso acontece apenas em situações onde há lesões em tendões e ligamentos, como microrrupturas, ou quando a musculatura estiver sobrecarregada e muito contraída.

0 visualização0 comentário