Pontos importantes para recuperação muscular



  1. Se alimentar de carboidratos com fácil absorção: logo após o exercício, é recomendado o consumo de carboidratos de fácil absorção, como frutas, sucos naturais ou água de coco. Esse tipo de alimentação repõe os estoques de glicogênio e assegura o padrão anabólico, o que proporciona o reparo do tecido do músculo.

  2. Hidratação: durante o exercício é importantíssima. Porém, a ingestão de líquidos (principalmente água) é igualmente importante no pós-treino para reposição dos eletrólitos - sódio, cloro, potássio e etc. Durante a prática de atividades, acabamos por perder muitos desses eletrólitos com a respiração e transpiração.

  3. Ter um sono adequado: especialmente nos dias de atividade esportiva, é fundamental ter um sono adequado. Para total reparo muscular, o ideal é dormir o mínimo de oito horas.

  4. Ingerir proteínas: a proteína ajuda a reparar as células que foram danificadas durante o treino e proporciona o fortalecimento dos músculos. Carnes magras, lacticínios e suplementos alimentares (whey protein, por exemplo) são fontes abundantes de proteína.

  5. Massagem: nem sempre disponível por envolver o gasto com um profissional, a massagem pode ser altamente benéfica na recuperação muscular. É uma forte auxiliadora por desfazer "nós", que muitas vezes estão em locais de difícil acesso.

Existem outras técnicas para atletas como crioterapia ou meia de proteção especializada mas, para nós atletas amadores, os 5 pontos acima já são mais do que suficientes para maximizar a sua recuperação para o próximo treino :)

0 visualização0 comentário