Qual a importância do treinamento de CORE?



Você pode não saber o que é CORE, mas certamente, se já pisou em uma academia já ouviu essa palavra. Ao entrar de cabeça no mundo fitness, logo vai entender que essa é uma parte do corpo fundamental para ter boa postura, equilíbrio e prevenir lesões.

Fique neste post e entenda para que serve o core e como fortalecê-lo.

O que é core?

Core significa núcleo, é o centro do nosso corpo, uma área que faz a ligação da parte superior com a inferior, que sustenta completamente a coluna. Ao todo, são 29 pares de músculos e esses músculos do core mantêm o alinhamento corporal, geram força e favorecem a base de suporte do corpo. O core é composto pelos músculos reto abdominal, oblíquos, intercostais, serrátil, íliopsoas, quadrado lombar e a região glútea, todos eles trabalhando juntos.

Então, muita gente pode pensar que para fortalecer o core é só realizar um treinamento de abdominais. Mas o objetivo neste caso não é só obter uma barriga trincada, embora esse seja um efeito para lá de positivo. É muito mais que isso.

Enquanto, o treino de abdominais visa basicamente a frente do corpo, o treinamento do core vai ter foco também na parte detrás, vai envolver exercícios para os músculos da pelve, quadris, abdômen, região lombar, costas e glúteos.

Para fortalecer o core, devemos focar nos exercícios que mantenham a musculatura firme, como a prancha e suas variações, onde o tronco fica parado e a força na região é mantida por períodos mais longos. Ao fortalecer essa região, você notará nitidamente uma melhora na sua postura e nas dores que por ventura sentia nas costas.

Quando a pessoa fortalece esse conjunto de musculatura vai obter benefícios como:

1 – Mais equilíbrio e controle do corpo

Como o núcleo é todo um sistema de suporte do corpo, fortalecer essa parte vai ter como efeito positivo a obtenção de muito mais equilíbrio e controle de seus movimentos.

2 – Melhor postura

Quando os músculos do núcleo são bem trabalhados vão possibilitar uma postura estável, confiante e mais ereta em qualquer situação, seja em pé ou sentado à mesa do trabalho ou das refeições.

Quando estiver sentado, o core fortalecido vai permitir que a pessoa não fique com a pélvis inclinada e as costas arqueadas, que são algumas posturas que favorecem o enfraquecimento da musculatura e as dores nas costas.

3 – Mais potência na musculatura central e periférica

O core representa a potência do corpo e embora muita gente pense que o maior trabalho no movimento é feito pelas extremidades, a maioria dos movimentos vai ter início no centro.

Com o core fortalecido, a potência de força aumenta nos músculos que realizam a sustentação corporal.

4 – Redução dos riscos de lesões

Mesmo que as pessoas não tenham noção, quando estão com a musculatura lombar fraca também ficam muito mais sujeitas às lesões porque não têm suporte ou estabilidade para a realização dos movimentos.

Mas não é só a lombar que poderá ser afetada por um core fraco, pode haver lesões também nos quadris, tornozelos, joelhos e até ombros.

Por isso, o fortalecimento do centro do corpo pode ajudar na redução e até mesmo na recuperação dessas lesões, devido ao ganho de estabilidade, força e equilíbrio.

Exercícios para fortalecer o core

Muitos exercícios são responsáveis pelo fortalecimento do core, podem ser as próprias abdominais, mas também as pranchas ou exercícios com bolas de pilates. Entre algumas modalidades que desenvolvem esse tipo de fortalecimento da musculatura estão o C4 CORE, da Call4Fit.

As aulas do C4 CORE possuem uma série de exercícios que podem ser combinados para fortalecer o conjunto de músculos do core e dar ao treinamento um caráter mais dinâmico. Tenha certeza, a partir do momento em que você começar a treinar esses músculos vai perceber que todos os seus movimentos e atividades ficarão muito mais fáceis.

Se interessou? Entre em call4fit.com e siga as instruções de cadastro para fazer essa aula top! :D

0 visualização0 comentário