Treino funcional e seus benefícios



Treinamento funcional é uma modalidade que consiste em melhorar a funcionalidade corporal, a coordenação motora e a consciência corporal através de movimentos que imitam atividades do dia a dia.


O treinamento funcional vem se popularizando no Brasil e ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. O número de academias que oferecem essa modalidade só cresce, além dos estúdios personalizados e também os próprios Personal Trainers. Muita gente conhece, mas não sabe ou não entende bem o que é um treinamento funcional.


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL?


Vale lembrar que dificilmente vai existir um tipo de treino que seja totalmente melhor que outro, já que a eficácia e qualidade de uma modalidade depende do seu objetivo, das suas limitações e das suas preferências. Dito isso, conheça os benefícios do funcional:


1. MELHORA NA COORDENAÇÃO MOTORA, CONSCIÊNCIA CORPORAL E FLEXIBILIDADE

O treinamento funcional é eficaz para o desenvolvimento de diversas habilidades funcionais, mas com certeza a coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade são as principais.


Quando você exercita mais de um músculo ao mesmo tempo, diversos sistemas do seu corpo estão comprometidos com os movimentos, principalmente o sistema nervoso. É preciso muita atenção para desempenhar os movimentos necessários, e estar atento faz com que você aprimore as habilidades em questão.


2. MELHORA NO DESEMPENHO CARDIORRESPIRATÓRIO

O treinamento funcional pode ser bastante desafiador, por tirar você da zona de conforto dos exercícios físicos. O seu planejamento de treino funcional pode incluir exercícios bastante intensos, utilizando ou não pesos adicionais. Exercícios como burpees, por exemplo, estimulam sua capacidade cardiorrespiratória.

Sabe por que melhorar o desempenho cardiorrespiratório é importante no seu dia a dia? Pensando em aspectos funcionais do cotidiano, você não vai se sentir ofegante após subir um lance de escadas ou após uma caminhada curta. Aquela sensação de que “o coração vai sair pela boca” também não vai ser tão fácil de atingir.


3. GANHO DE FORÇA

Como o treinamento funcional pode ser adaptado às suas necessidades, o ganho de força, resistência e hipertrofia podem ser atingidos por meio dele, de forma dinâmica e te tirando da monotonia.

Esse é um benefício interessante para quem acredita que o ganho de força e resistência só é possível através da musculação. Por ser bastante diversificado e ter exercícios completos, o treinamento funcional torna o corpo forte como um todo.


4. MELHORA A POSTURA

Você acabou de ler que o treinamento funcional fortalece os músculos, certo? Esse fortalecimento também inclui os músculos do core, na região abdominal e lombar. Os músculos desse grupo dão sustentação e proteção à coluna, o que auxilia na correção da postura e no tratamento e prevenção de dores nas costas.

A própria consciência corporal facilita esse processo. Quando nos tornamos mais atentos aos nossos movimentos, somos capazes de corrigir o que foge ao funcionamento natural do corpo, como a má postura.


5. DESENVOLVE SUA AUTONOMIA

A prática de treinamento funcional faz com que você tenha mais autonomia tanto ao se exercitar quanto ao lidar com tarefas do dia a dia. Para idosos, por exemplo, o funcional possibilita que se tornem mais independentes.

Já entre os jovens, é desenvolvida autonomia para que você aprenda a treinar sem depender do professor. Quando você chega no nível de consciência corporal que possibilita que você conheça os sinais do seu corpo e aprende melhor sobre os exercícios funcionais, o estúdio não é o único lugar que você pode treinar: sua casa, seu hotel nas férias e qualquer outro lugar são suficientes.

Conforme você progride no funcional, passa a saber exatamente o tipo de exercício que precisa para resolver problemas pontuais: cansaço, dores nas costas, fraqueza nas pernas etc.


6. PREVINE LESÕES

Essa modalidade também desenvolve a mobilidade articular e a amplitude de movimentos, o que protege o corpo, junto com o fortalecimento. Para quem tem mobilidade reduzida, o treinamento funcional é uma ótima opção.

Também por não ser baseado em movimentos repetitivos e por você receber orientação do professor, o treinamento funcional dificilmente levará você a ter lesões por sobrecarga muscular.


7. PERDA DE GORDURA

Muitas pessoas não gostam da ideia de passar uma hora por dia na esteira para perder o peso sonhado… e não precisam! Uma aula de treinamento funcional tem em média 45 minutos e combina exercícios aeróbicos intensos com exercícios de força, gerando um alto gasto calórico e favorecendo o emagrecimento.



Na Call4Fit nós temos a modalidade de funcional que se chama C4 MOVE, faça uma aula e nos diga o que achou! 😊

3 visualizações0 comentário